Curso de Especialização em Justiça Constitucional, Interpretação e Proteção dos Direitos Fundamentais está com inscrições abertas


Jornalismo Comissões Banner 12A Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), está divulgando um curso que promove especialização em Justiça Constitucional, Interpretação e Proteção dos Direitos Fundamentais. A participação pode ocorrer em três modalidades (presencial, semipresencial e on-line), entre os dias 1º e 18 de julho em Toledo, na Espanha.

Oferecido pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Toledo e Universidade de Cádiz, na Espanha, a capacitação se iniciará com aula ministrada pelo italiano Luigi Ferrajoli, com o tema “El proyecto de un constitucionalismo global”. A programação conta também com professores de outros países, como Costa Rica, México, Espanha e Paris.

Além do italiano Ferrajoli, haverá aulas com Enrique Arnaldo Alcubilla, magistrado do Tribunal Constitucional da Espanha; Víctor Orozco Solano, professor de Direito Constitucional da Universidade da Costa Rica; Wendy Jarquín Orozco, professora Pesquisadora da Escola Judiciária do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário do México; e Guillaume Tusseau, catedrático de Direito Público na Universidade Sciences Po de Paris; dentre outros.
O objetivo da especialização é promover a formação teórico-prática e estabelecer uma análise comparativa do tema, conforme as tendências recentes no campo do constitucionalismo, como o neoconstitucionalismo, o garantismo e os avanços na metodologia de interpretação constitucional.

Seminário prático

Há ainda a possibilidade de participar do seminário prático de jurisprudência constitucional comparada e internacional na cidade espanhola de Cádiz, também organizado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Toledo e Universidade de Cádiz. O seminário ocorrerá de 22 a 24 de julho, com disponibilidade de participação presencial ou remota.
Desconto para membros do MP

A UNCMP fechou parceria que, além de incentivar a participação de membros em cursos tanto no Brasil quanto no exterior, promove a cooperação interinstitucional, prevista na Resolução CNMP nº 187/2018. A capacitação é focada em membros do Ministério Público com formação em Direito.

A depender do número de inscritos, o desconto pode variar entre 10 e 30%. Para quantificar o número de interessados, a UNCMP abriu um formulário de pré-inscrição, disponível até às 4 horas da manhã de 25 de junho. A universidade entrará em contato com os pré-cadastrados para inscrição definitiva com o percentual adquirido.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a UNCMP pelo telefone (61) 3315-9568 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..